Leilão online é confiável? Vale a pena participar?

Hoje falaremos sobre os riscos da participação em leilões pela internet. Para quem já está inserido na cultura de fazer compras e contratar serviços pela internet, descobrir como participar de um leilão online pode ser interessante. Esses eventos são boas oportunidades de conseguir produtos por um preço bem mais acessível!

ANÚNCIO

Contudo, é importante saber em quais empresas confiar a fim de não cair nas mãos de golpistas e instituições fraudulentas. Confira nossas recomendações para acertar se for participar de um!

E então? O leilão online é confiável ou não?

ANÚNCIO

Neste post, não vamos argumentar contra a participação em um leilão online. Como já dissemos, a depender da empresa que organiza o evento, as compras de produtos razoavelmente caros podem sair por um preço bastante interessante para os participantes.

Assim sendo, fica o questionamento de como saber quando o leilão é legítimo. Como saber, por exemplo, se um leilão anunciado pelo Detran ou pela Caixa de fato são promovidos por estas instituições?

Para checar a legitimidade de um leilão, há algumas coisas que as pessoas podem fazer. Entre elas estão:

1 – Checar o tipo de bem sendo leiloado

Apesar de muitos leilões de casas e automóveis serem comuns em programas de televisão, no Brasil bens tão dispendiosos não são leiloados online com tanta frequência. É mais comum encontrar leilões de eletrônicos e objetos de decoração.

Tome um cuidado extra com empresas leiloando carros e casas. Apesar de estes serem leilões possíveis, só leve a sério aqueles que forem de fato confiáveis. Mais abaixo deixamos uma orientação com relação a como checar a legitimidade de instituições.

2 – Checar a reputação do site oficial em que o cadastro dos dados pessoais será feito

Muita gente erra ao checar a reputação de um site em que aparece o anúncio de um leilão. Contudo, nem todos prestam atenção na URL dos sites em que devem fazer o cadastro para participar do evento. Isso é extremamente importante!

Sempre que for participar de um evento assim, cheque as informações sobre ele na página oficial da instituição promotora. Observe ainda se a reputação dessa instituição é reconhecidamente estabelecida, como é o caso de bancos e instituições federais. Em caso contrário, é melhor repensar a participação e checar se o evento de fato será seguro.

Esperamos que tenha aproveitado essas dicas para se prevenir de fraudes e golpes ao participar de um leilão online. Estes podem ser eventos super interessantes para comprar bens por um preço mais atrativo. Contudo, é importante ficar de olho.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.